Morre mais um pioneiro de Barra do Garças

Agostinho Pereira Neto - Foto: reprodução

Pioneiro de cartório de Barra do Garças morre aos 74 anos devido a complicações pulmonares

Araguaia notícia/Com Redação

A cidade de Barra do Garças, no leste de Mato Grosso, perde mais um pioneiro. Faleceu nesta quarta-feira (6/7) o tabelião substituto do Cartório de 2º ofício de Barra do Garças, Agostinho Pereira Neto, com 74 anos. Ele estava internado desde quinta-feira devido a complicações pulmonares e infelizmente não resistiu vindo a falecer no Pronto Socorro.

Agostinho nasceu em Barra do Garças no dia 12 de agosto de 1947 e presenciou a transformação da cidade que era distrito de Araguaiana e se tornou a cidade mais importante do Vale do Araguaia. Agostinho assumiu a função de tabelião-substituto do Cartório de 2º ofício quando a irmã dele, Renildes Silva Rosa, assumiu como tabelião-titular esse mesmo cartório. Dona Renildes faleceu em 2013 e de lá para cá o cartório ficou sendo dirigido pelo Agostinho. Por vários anos também ele foi professor de Biologia e lecionava nas escolas Filinto Muller e Cristino Cortes.

O pioneiro de Barra do Garças deixa a esposa Jaci Guirra Pereira (prima do finado Aldemar Araújo Guirra), duas filhas e três netos. Ele faria 75 anos no próximo dia 12 de agosto. O velório de Agostinho será na Casa de Velório a partir do período da tarde de quarta-feira. Ele também atuou na Justiça Eleitoral no passado, na época do ex-prefeito Valdon Varjão, e viajava de Barra até São Felix do Araguaia e Santa Terezinha organizando o processo eleitoral.

Agostinho também foi candidato a vereador na década de 70 quando Wilmar Peres se elegeu no primeiro mandato dele de prefeito, só que o tabelião-substituto ficou na suplência. Ficam aqui os sentimentos do site Araguaia Notícia aos familiares do pioneiro Agostinho. ‘Um povo sem passado… é um povo sem memória e sem história. Temos que respeitar e reconhecer a contribuição de todos pioneiros que ajudaram a construir a nossa cidade”.

Ressaltando que o sepultamento do pioneiro será nesta quinta (7/7), às 8 horas da manhã, no cemitério do Nova Barra.  

Seja o primeiro a comentar sobre "Morre mais um pioneiro de Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*