PRATO TÍPICO BG – Regulamento do ‘Senac Encantos’ será publicado em maio

Projeto terá ações de promoção do turismo, por meio da gastronomia, até às vésperas do aniversário de 76 anos de Barra do Garças, celebrado em 15 de setembro
 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) anunciou, nesta terça-feira (9), que publicará o regulamento do ‘Senac Encantos’ na primeira quinzena de maio.
 
O Protocolo de Intenções para desenvolvimento do projeto gastronômico que elegerá o prato típico de Barra do Garças foi assinado por diretores da instituição em conjunto com representantes do poder legislativo estadual, municipal e da Prefeitura local.
 
A escolha do prato típico de Barra do Garças contará, em diferentes fases, com a participação da população barra-garcense, experientes chefs de cozinha, empresariado, especialistas ligados à história e identidade cultural do município, sintetizou a gerente do Senac-MT para a cidade e região do Vale do Araguaia,  Ingrid Jacarandá, que também preside o Comtur (Conselho Municipal de Turismo).
 
“Estamos trabalhando neste documento para possibilitar ampla participação tanto de estabelecimentos gastronômicos, como bares e restaurantes, quanto de pessoas físicas – chefs de cozinha, banqueteiras, autônomos do ramo culinário e até mesmo aquelas pessoas que não atuam profissionalmente, mas que possuem uma receita que faz sucesso entre amigos e familiares. É um presente que o Sistema Comércio de Mato Grosso, por meio do Senac, entregará para Barra do Garças”, explicou Ingrid.
 
O deputado estadual dr. Eugênio Paiva destacou a importância da valorização do turismo de Barra do Garças e da região do Araguaia.
 
“Deus foi extremamente generoso com o Vale do Araguaia em todos os sentidos, mas especialmente com as belezas naturais e o potencial turístico da região. Não haveria um lugar melhor para começar esse projeto do que Barra do Garças. Parabéns ao Senac e parabéns ao presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior”, comemorou o parlamentar.
 
A proposta do ‘Senac Encantos’ é que, após a escolha do prato típico, seja feito um projeto de lei para oficializar o eleito como patrimônio imaterial municipal.
 
“Essa iniciativa movimentará a cultura e o turismo da nossa cidade. Serão aproximadamente quatro meses para a gente apreciar as nossas riquezas que vêm pelas mãos, pelo sabor. Fico muito feliz, emocionado e honrado de participar deste momento com o Senac e de ser o futuro autor do projeto que iremos apresentar na Câmara Municipal”, enfatizou o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Gota.
 
Representando o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, no ato de assinatura do Protocolo de Intenções, o secretário municipal de Turismo, Élcio Mendes, enalteceu o projeto para celebrar e promover a diversidade gastronômica.
 
“É de suma importância que cada município tenha seu prato típico para reforçar a sua identidade. Barra possui uma riqueza gastronômica com influências de Goiás, Mato Grosso, Pará e este projeto dará visibilidade a essa diversidade”, analisou o secretário.
 
Entre a publicação do regulamento e a divulgação do prato típico ganhador, haverá diferentes etapas para promoção do turismo, por meio da gastronomia, até às vésperas do aniversário de 76 anos de Barra do Garças, celebrado em 15 de setembro.
 
“Assim como a diversidade cultural, belas paisagens e boa hospitalidade, a culinária também conquista e atrai turistas, movimentando a economia e o desenvolvimento das cidades. A escolha do prato típico de Barra do Garças levará em conta a utilização de ingredientes locais, contexto histórico e ligação com a identidade, tradições, costumes e saberes da comunidade”, finalizou o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer.
 
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
 
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT)
 

Seja o primeiro a comentar sobre "PRATO TÍPICO BG – Regulamento do ‘Senac Encantos’ será publicado em maio"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*