Tira Gosto

AS MUDANÇAS…

“Pois é meus queridos colegas e amigos aqui presentes, a nossa querida Barra do Garças está completando seus 70 anos neste sábado, dia 15. Muitas foram as transformações transcorridas, desde o primeiro dia de sua emancipação política e administrativa que deu uma embalada vertiginosa no seu crescimento e também no pontapé inicial do desenvolvimento do Vale do Araguaia”, colocou o Apolinário, dando início a sua cantilena semanal. 

…QUE OCORRERAM…

Prosseguindo nas suas colocações o Apolinário fez questão de colocar os nomes de dois canalizadores de tal empreendimento. Quer dizer, foi deles e de outros, do grupo político considerado arejados na política da época, que deu início a esta mudança tão significativa para a região. “De comum acordo com o atual prefeito de Araguaiana, Antônio Paulo da Costa Bilego, o então deputado estadual Heronides Araújo apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa mudando a sede do município de Araguaiana para Barra do Garças. Foi um Deus nos acuda, mas o Bilego foi ´machão` suficiente para bancar tal imposição positiva de mudança”.

…EM BARRA DO…

“Foi realmente um furdunço. A população de Araguaiana ficou revoltada, mas mesmo assim o Bilego fez a mudança. Usou o argumento de que a antiga sede ficava fora da rota de desenvolvimento, o que era verdade e a Barra Cuiabana virou Barra do Garças, ficando localizada entre as confluências das rodovias BR-158 e BR-070 e dos rios Garças e Araguaia, lugar befejado por Deus e a natureza, bem ao lado de Aragarças que na época já era um pequeno povoado criado pelos expedicionários chegantes à região, através da caravana Brasil Central criada pelo então presidente Getúlio Vargas”, colocou o Bentinho.

…GARÇAS E EM…

“Vale dizer que tudo canalizou para que Barra do Garças fosse beneficiada com a construção das pontes, pois a cidade cresceu e Aragarças diminuiu, na época. Quase tudo passou a funcionar na nova Barra do Garças, dando prosseguimento aos prolongamentos almejados, que era criar uma região rica e predestinada, que passou a ser chamada de Vale do Araguaia. Bom anotar que Barra do Garças passou a ser sede do maior município do mundo e também o maior plantador de arroz de sequeiro do mundo”, voltou a colocar o Bentinho, que é da mesma família dos mudancistas.

…TODO O VALE…

“Conforme diz a história, o município de Barra do Garças ia até São Felix do Araguaia que por sua vez também tinha sua história com as interferências tidas como maléficas do bispo Dom Pedro Casaldaliga, pelos que ansiavam ver o Vale do Araguaia crescer, mas ele emperrou a construção e consequente asfaltamento da BR-158 para que os grandes grupos que para aqui viram não tivesse sucesso”, voltou a colocar o Apolinário.

…DO ARAGUAIA

“O que quero assinalar é que depois disso muitas coisas mudaram, distritos viraram municípios através da sede e votos dos políticos dos períodos, mas as intervenções de Casaldáliga foi uma pedra nas botinas dos desbravadores,  mudou um pouco a história ao fazer os grandes grupos desistirem de investirem por aqui.

POLO REGIONAL…

Ainda em se tratando da nossa querida Barra do Garças e todo o Vale do Araguaia, nada mais justo do que falarmos também do seu desenvolvimento que ela vem experimentando no correr dos anos. Seus passos não foram maiores, conforme colocado muitos dos seus pioneiros e admiradores por falta de administrações condizentes com o seu real valor, no passar dos anos, conforme a história, um dos seus mais intrépidos e audacioso foi o então prefeito Ladislau Cristino Cortes;

…DO ARAGUAIA…

Ladislau foi o prefeito que “bancou” do seu próprio bolso a vinda oriunda de Iporá da energia elétrica que faltava para a cidade se despontar mais ainda, no cenário regional. Depois dele veio Valdon Varjão, que partiu para uma administração voltada para o social, formatando loteamentos diversos, a exemplo de Santo Antônio, Campinas, etc e fazendo a cidade crescer.

…E ENTRADA DA…

Também marcaram as suas histórias administrativas Wilmar Peres (duas vezes) e Wanderlei Farias (três vezes). Passou por longos e funestos seis anos, Carolino Gomes dos Santos. Depois foi o Paulo Sérgio (que entrou no lugar de Paulo Raye) Raye disputou com o Chaparral qual o pior da história. O primeiro foi cassado e o segundo passou em brancas nuvens;

…AMAZÔNIA LEGAL

Atualmente administra Barra do Garças, Roberto Farias, que enganou no primeiro mandato, quando viveu na sombra do pai, Wilmar Peres. Agora vive momento pífio e com sérios problemas com a Justiça (incluindo ai TCE, MPE e outros percalços que o perturba noite e dia. Como diz velho ditado, a “Justiça tarda, mas não falha”. O interessante é que ele era a esperança de que faria algo pela cidade, mas não fez e, pelo andar da carruagem, nunca mais fará.

  A ANTIGA…

De um leitor” – Fico cá pensando, comigo mesmo, como os tempos mudaram. Segundo meu pai, a Lei e a ordem tinha várias facetas. Quem mandava muito eram os fazendeiros, os tidos como ´coronéis´. Tinham suas próprias leis, autorizados pelos altos mandatários da coroa, ou da nova política implantada, no decorrer dos tempos.

…JUSTIÇA DE…

Era a Lei da carabina ou do revólver. Em Goiás o 38 era a arma do momento, enquanto em Mato Grosso imperava a do 44, cano longo. Só portava o dito cujo quem tinha força e destreza na lida no dia a dia para evitar roubos, furtos e outras traquinagens de bandidos ou de grupos opostos… 

…MATO GROSSO…

 A verdadeira Justiça passou a ser praticada, de verdade, pelos foros e pelos tribunais subsequentes. Há também os vigilantes, tipo Promotorias de Justiça, TCE e outros que fiscalizam as condutas de uns e de outros que, vendo os erros repassam pra frente, ou seja, para os juízes que, depois de outros aprofundados estudos sentenciam ou não o denunciado.

…MUDOU MUITO…

Quando se imagina que as penalidades foram impostas vem outro degrau da escada jurídica e diz que o fato não é bem assim, que houve erros e distorções nas qualificações anteriores. Quase todos os dias vemos fatos assim aqui em Mato Grosso como também em todo o País, o que nos faz pensar que realmente ela (a Lei) tem dois ou mais gumes.

Seja o primeiro a comentar sobre "Tira Gosto"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*