SENTINELA DO ARAGUAIA

Fotos: Edevílson Arneiro

Água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura. Este ditado serve para avaliar o trabalho feito pelo Cel. Gilvan frente ao comando do 58° Batalhão de Infantaria Motorizado, o tão propalado Sentinela do Araguaia, que está locado na vizinha cidade de Aragarças, bem às mares dos rios Araguaia e Garças.

Muitos foram os feitos e efeitos aplaudidos pela sua atuação aqui na região, o que torna difícil a sua explanação, mas podemos aquilatar a sua vitória quanto a solidificação do nome Sentinela como parte integrante do nome da unidade que até então era somente uma citação não oficial.

Outros fatos importantes também ocorreram no percurso de sua vitoriosa jornada militar, que foi a integração com as comunidades da “Grande Barra”, quando diversos trabalhos foram realizados em prol das mesmas.

Outro fato tido como marcante foi a comemoração dos 45 anos do 58, transcorrido no último dia 13, mas com várias fases, culminando com a entrega de comendas a várias pessoas e militares do efetivo.

Foi um marco, principalmente quando se anunciou a inserção do nome Sentinela do Araguaia oficialmente e também a calorosa Canção do Batalhão, também aprovada pelo Comando Militar do Exército; Vale anotar que tal canção é de autoria do Cabo Walter, há mais de 20 anos atrás. Hoje o Cabo Walter está na reserva mas continua presente em todas as solenidades daquela unidade militar certamente ainda mais orgulhoso pela justa homenagem recebida.

Vale ressaltar que esta unidade militar já contou com bons e prestimosos comandantes que muito fizeram pela região, sendo os últimos o Cel. Zanon e agora o Cel Gilvan que em exemplo do primeiro, estendeu o Braço Forte numa sistemática de bons serviços prestados.

Que o seu sucessor tenha o mesmo brilho e aceite as maneiras das populações ribeirinhas deste imenso e aprazível Vale do Araguaia.

Ao Cel Gilvan que o seu caminho a percorrer seja de muitas flores, sem espinhos.

Por Paulo Batista

 

Seja o primeiro a comentar sobre "SENTINELA DO ARAGUAIA"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*