Mais de 10 mil indígenas da região Centro-Oeste atendidos na última fase da Missão Xavante

Chegou ao fim, nesta última segunda-feira (17), a terceira e última fase da Missão Xavante. A missão interministerial da Defesa e da Saúde levou 24 militares e insumos médicos para reforçar o combate à Covid-19 em comunidades indígenas da região Centro-Oeste do Brasil. Durante a missão foram atendidos dois mil indígenas das etnias Xavante e Bororo e 6.873 medicamentos foram entregues.

No dia 11 de agosto, os militares de Saúde deslocaram-se para o Polo Base Sangradouro, onde foram realizadas as primeiras ações da fase 3 da Missão Xavante. No dia seguinte (12), os atendimentos foram realizados na aldeia Meruri, de etnia Bororo. A aldeia, que fica cerca de 120 Km a oeste de Aragarças, possui uma população média de 500 indígenas e muitos deles aproveitaram a oportunidade para passar por consultas em diferentes especialidades. Foram contabilizados 656 atendimentos na região. Nos dias 13 e 14, a missão seguiu para as aldeias Tritopá e Caçula, ambas do Polo Base Água Boa, mais ao norte da base de operação.

Todas as aldeias contempladas foram definidas acordo com o estudo do perfil epidemiológico realizado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde. Após finalizar as ações de Saúde nas comunidades indígenas, a equipe integrante da Missão Xavante realizou, no sábado (16), uma Ação Cívico-Social (ACISO) em benefício da população do município de Nova Nazaré (MT), na região onde ocorreu parte da missão.

Missão Xavante

Em função da extensa área de abrangência populacional e territorial, a missão Xavante de apoio às comunidades indígenas da região Centro-Oeste do País foi dividida em três fases. Na primeira etapa, foram realizados atendimentos em aldeias dos Polos Campinápolis e São Marcos, no período de 27 de julho a 1º de agosto. Na segunda, a missão seguiu para São Félix do Araguaia, Santa Terezinha e aldeias da região, como Fontoura e Santa Izabel, entre 3 e 9 de agosto.

Ao todo, foram beneficiados mais de 10 mil indígenas durante a Missão Xavante. As populações atendidas são definidas de acordo com o estudo do perfil epidemiológico realizado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde.

Com informações do Ministério da Defesa

Seja o primeiro a comentar sobre "Mais de 10 mil indígenas da região Centro-Oeste atendidos na última fase da Missão Xavante"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*