Novembro Azul: em um mês, Prefeitura de Barra do Garças realiza 950 exames de sangue

Os homens que não conseguiram realizar os exames durante a campanha podem procurar as UBS’s, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira, e solicitar o exame

Secom-BG

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, realizou durante a campanha Novembro Azul, mês de conscientização e combate ao câncer de próstata, 950 amostras para exames de sangue (PSA) gratuitos. 

A atividade foi direcionada para o público masculino, em especial, os homens que têm 40 anos ou mais, e contou com palestras, coffe break e exames de sangue. “Todos precisam estar cientes dos riscos e dos meios de prevenção da doença. O autoexame e o PSA são uma forma de prevenção. Os homens não precisam ter medo de realizar o exame, eles precisam se priorizar e cuidar da sua saúde”, disse a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Luanna Martins.

Os homens que têm 40 anos ou mais com histórico familiar de câncer, ou que têm 50 anos ou mais, para a população em geral, e que não conseguiram realizar os exames durante a campanha podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais perto de sua residência, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira, e solicitar o exame. 

Vale ressaltar que a coleta de amostra de sangue é realizada durante todo o ano, e não apenas durante a campanha Novembro Azul. Ao todo, o Laboratório Municipal Dr. Arnulfo da Cunha Coutinho coletou 2.350 amostras de pacientes para fazer o exame de sangue (PSA) que é utilizado para diagnosticar o câncer de próstata.

As ações da campanha foram realizadas nas UBS’s de Barra do Garças, nos distritos de Indianópolis, Vale dos Sonhos, Toricueije, Voadeira, e no Centro de Referência Regional de Especialidade em Saúde (CRRES).

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Novembro Azul: em um mês, Prefeitura de Barra do Garças realiza 950 exames de sangue"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*