Temporada de Praia

Acompanhamos in loco a “Temporada de Praia” nos rios Araguaia e Garças, desde os idos de 1985, quando aqui chegamos, em sua plena efervescência, muito embora fosse mês de junho. Dia 12 de junho, a bem da verdade, quando o colorido da Praia Quarto Crescente era intenso e ainda contava com a presença dos seus criadores – Jesus e Tininha – que eram cercados não só dos amantes da natureza como também dos anarquistas, que chegaram logo depois, sob a tutela do prefeito da época (que preferimos nem citar) que imaginavam fazer concorrência, mas estavam, isto sim, mantando aos poucos a galinha que botava ovos de ouro com a frequência carreada pelo casal em pauta.

Era comum, na época, combinar encontro naquela praia que tinha areia limpa (e não terra). Era comum, como o colocado acima, a grande frequência da sociedade barra-garcense, aragarcense e pontalense naquele local tão disputado, nos meses de junho e julho.

Tempos depois houve a tentativa de se unir as três cidades em torno de objetivos comuns, ou seja, a união para profissionalizar o turismo. Não deu em nada por causa dos prefeitos que decepcionaram ao defenderem louvores para os seus respectivos municípios.

Tempos depois o público ordeiro (na sua grande maioria) escasseando, deixando o salutar ambiente por causa de mal administração e dos arrastões das gangs que invadiram a praia que tinha pouco policiamento, Foi nesse ínterim que o Jesus se decepcionou e deixou o local que tinha criado com tanto carinho.

Diante disso muitos de Barra do Garças foram criar suas praias particulares no Rio Araguaia, porém, em lugares distantes 20/30 quilômetros. Por outro lado, foi criada também, no Rio Garças, a Praia da Arara, do empresário Onildo, outro amante da natureza.

Esta tem uma frequência seletiva por causa da distância, da areia limpa e bem formada, o que faz com que a maioria dos turistas para ali acorram em maior fluxo. Vale dizer que a Praia Quarto Crescente continua bem frequentada, com o público das três cidades que não possui, na sua maioria, veículos para se locomover para lugares mais distantes, ou por comodidade.

O policiamento na praia de Aragarças também se tornou ostensivo, com aparato local, que tem sob seu comando o Ten Júnior, que tem feito um excelente trabalho na segurança de Aragarças e região, com o complemento do Corpo de Bombeiros que está aqui presente em todas as últimas temporadas, dispensando o auxílio do destacamento de Barra do Garças.

Bom anotar que todos os frequentadores das praias (na sua grande maioria) fazem de Barra do Garças, durante à noite o local de encontro. É quando a cidade se transforma num enorme ambiente de festa. O colorido é imenso e grande shows são apresentados para quase todos que aqui aportam, principalmente a juventude.

Colocamos quase todos por que há os que gostam de curtir o meio ambiente visitando cachoeiras, serras e outros pontos de grandes atrativos.

No mais fica a saudade da Praia Quarto Crescente, criada e patenteada pelo Jesus e a Tininha. Tempo bom, que não volta mais… Fica o registro…  

Seja o primeiro a comentar sobre "Temporada de Praia"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*