PAULO BATISTA – “O GUERRILHEIRO DAS PALAVRAS” (X)

Designado para realizar uma entrevista com ex-parlamentar que resolvera abandonar o privilégio que o parlamento lhe proporcionava e retornar ao campo, seu lugar de origem – o repórter freelance dirigiu-se ao local combinado para a conversa acertada pelo diretor do jornal que o contratara para aquele trabalho – um antigo casarão fincado numa aba de serra cercada de árvores centenárias; de exóticos e floridos arbustos e de extensa lavoura de café, e que muito bem se adequavam ao desejo de seu morador, que era afastar-se definitivamente das atividades políticas, que vinham lhe causando profundos desapontamentos ao longo dos três mandatos que conquistara em sua frustrada carreira. Assim, cumpridas as formalidades dera-se início à entrevista cujo tema era Reforma Agrária.

Repórter – Como o senhor avalia o processo de Reforma Agrária no Brasil?

Entrevistado – Sem muito otimismo. É um processo cheio de falhas, e que já devia ter sido revisto há anos, para que se fizesse cumprir de fato, com eficácia, suas finalidades socioeconômicas.

Repórter – Isto vale dizer, então, que os milhares de hectares de terras distribuídas pela União aos “Sem Terra”, não teriam cumprido com a finalidade precípua?

Entrevistado – Infelizmente não… com as necessárias exceções.

Repórter – Por quê?

Entrevistado – Por falta de competência das partes envolvidas: União, e “Sem Terras”, foco principal do processo. Incompetência da União por sair distribuindo terras a torto e a direito, sem levar em conta principalmente a vocação para a terra.

Repórter – O senhor poderia explicar melhor o termo: “vocação para a terra”?

Entrevistado – Tenho aqui comigo um recorte de jornal que guardo há anos… Gostaria de mostra-lo a você antes!

ABRINDO NOVAS…
MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocupou cinco fazendas na madrugada de terça-feira última, dia 25, em cinco Estados do país. Os atos coordenados atingem as terras do ministro da Agricultura Blairo Maggi, do ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira e do coronel João Baptista Lima, amigo do presidente Temer.

…FRENTES EM PROL…
A fazenda Junco, que pertenceria ao presidente nacional do PP e senador Ciro Nogueira também foi ocupada no Piauí, assim como uma propriedade em Alto Paraíso, no Paraná. À imprensa nacional o coordenador nacional do MST Gilmar Mauro afirmou que as ocupações são uma reivindicação pela reforma agrária.

…DA ANARQUIA
Há quem diga que eles querem também criar fundos para ajudar nas manifestações pró Lula, vez que os canais competentes para tal fim foram dizimados pelas inúmeras operações da Polícia Federal. Mais interessante ainda é que o MST já tem até assessoria jurídica e de imprensa.

Repórter – O senhor pode citar a fonte?
Entrevistado – Foi publicado na coluna Tira-Gosto, edição N° 1382 de 28/07/2017 do jornal A Gazeta do Vale do Araguaia. Quanto ao termo vocação para a terra vou responde-lo através de uma narração alegórica. Ouça: – Dê ao médico o bisturi que ele sabe o local onde fazer a incisão. – Dê ao maestro a batuta que ele sabe reger a orquestra. – Dê a chave ao motorista que ele sabe coloca-la na ignição, dar partida ao carro e conduzi-lo com segurança, mas… Não dê uma luneta ao cego e nem luvas a quem não tem dedos.

Meditabundo o repórter retornou à redação do jornal…

Nico MirandaJornalista escritor, Anistiado Político

Seja o primeiro a comentar sobre "PAULO BATISTA – “O GUERRILHEIRO DAS PALAVRAS” (X)"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*