Prefeito quer Município como área sustentável

Fotos: Secom-BG

O prefeito Roberto Farias assinou no último dia 26, carta de intenção com instituições públicas e privadas para a transformação de Barra do Garças em município sustentável economicamente. A assinatura do documento aconteceu no plenário da Câmara Municipal, reunindo representantes de várias instituições e entidades que serão parceiras no desenvolvimento do projeto final.

A carta de intenção faz parte do Plano de Desenvolvimento Municipal PCI (Produzir, Conservar e Produzir), que visa desenvolver ações para a implantação de uma política sustentável nas propriedades rurais do município. O plano, como se refere a nomenclatura, será norteado por três eixos centrais: produzir, conservar e incluir, com uma quarta vertente voltada ao ecoturismo.

O prefeito Roberto Farias ressaltou a importância do projeto que tornará Barra do Garças o primeiro município de Mato Grosso a instituir uma política sustentável. Segundo ele, desde 2013 a cidade vinha sendo preparada para esse momento histórico. “Preparamos Barra do Garças para grandes investimentos empresariais e agora as atenções estão centradas para as grandes, médias e pequenas propriedades, e sitiantes, que terão uma atenção especial com esse projeto que poderá explorá-las de forma ecologicamente correta”.

Roberto Farias observou que a implantação do PCI mostrará que é possível explorar o potencial existente em Barra do Garças sem destruir o meio ambiente. “O município possui um grande potencial ainda inexplorado. Num raio de 200 km existem mais de mil cachoeiras e queremos aproveitar esse manancial, fomentando o ecoturismo de forma sustentável, sem agressão a natureza”, destacou.

Na oportunidade, representantes da Estratégia PCI, The Nature Conservancy (TNC), Iniciativa para o Comércio Sustentável IDH da Empaer-MT, Sema-MT, IDH, Câmara Municipal, instituições públicas e privadas, comunidades indígenas, assinaram a carta de intenção para a realização de um trabalho conjunto para a confecção do projeto que norteará as ações que serão implementadas no município de Barra do Garças nos próximos anos. Os parceiros vão se reunir para traçarem os objetivos a serem alcançados.

Secom-BG/Com Redação

Seja o primeiro a comentar sobre "Prefeito quer Município como área sustentável"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*